Benefícios

O tratamento adequado de feridas complexas
traz uma série de benefícios, tanto para o
paciente e seus familiares quanto para o
sistema de saúde como um todo.

Diminuição do
risco de complicação

Quando tratadas com profissionais de saúde especializados que dispõe de recursos adequados, as feridas complexas têm grandes chances de cicatrizarem por completo e, com isso, diminuem consideravelmente o tempo de internação; uso de medicamentos de custo elevado; troca de curativos; a frequência de reinternações; tempo de afastamento do trabalho, além de apresentarem baixo índice de complicações; redução nas taxas de amputação; redução de risco de adquirir uma infecção; diminuição do risco de operações e diminuição no tempo de fechamento da ferida.

Melhora na qualidade de vida

Os pacientes tratados adequadamente por especialistas, experimentam uma melhora na qualidade de vida em diversos aspectos, tanto no quadro clínico geral, com a aceleração da cura e salvação de vidas, como também na parte emocional e social diminuindo a dor, elevando a autoestima, favorecendo a interação social e o bem-estar.

Reintegração social

Uma ferida complexa pode causar um impacto significativo no convívio social, na vida pessoal e profissional de um indivíduo, muitas vezes afetando sua capacidade produtiva e psicológica. Estas são situações que podem afastá-lo do trabalho e do convívio social durante bastante tempo. O indivíduo perde a independência até mesmo para as tarefas mais simples como caminhar ou fazer a higiene pessoal. Com o tratamento adequado, é possível retomar as tarefas do dia a dia mais rapidamente e ter uma reintegração social completa com os familiares, amigos e colegas de trabalho.

Redução de impactos socioeconômicos

Além de impactar positivamente na melhora de saúde e socialização de pacientes, o tratamento adequado de feridas complexas influencia diretamente na sociedade reduzindo os custos para os sistemas de saúde e para o próprio paciente, pois diminui o tempo de internação, a troca de curativos, a quantidade de medicação e as horas de trabalho de profissionais especializados,além de possibilitar o retorno mais rápido do paciente às suas atividades regulares.

Com o tratamento, é possível retomar as tarefas do dia a dia mais rapidamente e ter uma reintegração social completa com os familiares, amigos e colegas de trabalho.